FILDA: EMIS aposta na educação financeira e vence prémio

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) foi uma das empresas presentes na FILDA e que, este ano, foi distinguida como a Melhor Participação de Serviços, na Gala Leões de Ouro. A aposta na educação financeira dos participantes de forma simples e interactiva foi um dos factores que contribuiu para esta premiação.

Multicaixa

Multicaixa

“Um dos grandes objectivos da EMIS é a massificação dos pagamentos electrónicos e isso passa também pela educação financeira dos titulares do cartão”, afirmou Edgar Bruno, Administrador Executivo da EMIS.

Em Angola, existiam em funcionamento até Junho um total de 2.920 multicaixas, apenas mais nove face ao final de 2016, o que revela uma estabilização da rede. As transacções em ATM cresceram na casa dos 12% e nos terminais de pagamentos automáticos (TPA) cerca de 35%.

Para ajudar a melhorar a educação financeira, a empresa levou à feira informação em forma de folhetos, disponibilizou multicaixas onde os participantes podiam fazer algumas operações e um jogo interactivo onde se explicava como utilizar os serviços da rede multicaixa.

Foram estas dinâmicas apresentadas na FILDA que lhe valeram o prémio de  Melhor Participação Serviços, aumentando as expectativas para o próximo ano.

“É sempre uma honra para a EMIS estar presente na FILDA, não só para pôr as multicaixas à disposição para que as pessoas possam realizar algumas operações, enquanto estiverem aqui na feira, mas também trouxemos algumas novidades este ano”, afirmou o responsável.

Questionado sobre as novidades, Edgar Bruno revelou: “Brevemente, vamos lançar o subsistema de débito directo em conjunto com o BNA. Estamos também a preparar e em fase de finalização da funcionalidade de débitos sem cartão, que vai permitir que os utentes de cartões possam gerar um código e esse código possa ser entregue a alguém que não tenha cartão e assim possa fazer levantamentos. Também estamos a desenvolver aquilo que vai permitir que as funcionalidades que temos hoje nos ATM estejam disponíveis no telemóvel.”

O crescimento da rede multicaixa deve-se, em grande parte, ao crescimento dos TPA, cerca de 64.841 até ao momento, que podem ser utilizados com os mesmos cartões multicaixa e em todo o tipo de comércios e serviços.

A corroborar este crescimento, registou-se também, entre Janeiro e Junho deste ano, um aumento em mais de 1,5 milhões de cartões multicaixa activos na rede interbancária angolana.

 

Veja a entrevista de Edgar Bruno à TPA:

 

Vanessa Colaço